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VOCÊ SABIA QUE A MERCEDES-BENZ JÁ FEZ PICAPES NA ARGENTINA?

por PortalCars Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017 às 01:08
  • VOCÊ SABIA QUE A MERCEDES-BENZ JÁ FEZ PICAPES NA ARGENTINA?

Primeiro utilitário do fabricante foi montado no país vizinho há 65 anos atrás

MODELO 220 D ERA IMPORTADO EM PEÇAS SEPARADAS E MONTADO NA ARGENTINA (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Mercedes-Benz apresentou recentemente a sua picape Classe X, que será produzida na Argentina a partir de 2018 - a chegada ao Brasil será apenas no ano seguinte. Mas você sabia que o fabricante alemão já produziu outras picapes no país vizinho? A história começou em 1952, exatos 65 anos atrás, embora a picape mais famosa teha sido a versão utilitário do médio 220D, médio conhecido pelo nome código W114/115.

Lançado em 1971, o modelo foi relembrado em 2016 pela Daimler AG pelo Twitter na época da apresentação do primeiro conceito do Classe X com o comentário “A picape favorita de Dieter Zetsche nos seus dias? A Mercedes 220D Pickup, mais conhecida como La Pick-up”.

O chefão do grupo lembrou bem do carro, resgatado novamente quando o Classe X definitivo foi apresentado. Segundo o site Cuyomotora picape foi uma saída para uma época em que a importação de automóveis de passeio era proibida na Argentina. Contudo, havia uma brecha: a legislação permitia a importação de peças mecânicas e partes da carroceria para serem montadas no país, uma exceção que valia apenas para utilitários.

MONTAGEM ERA DELEGADA A UM FABRICANTE DE CARROCERIAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Diante disso, a Mercedes-Benz começou a importar chassis do 220 D W115 europeu com todos os componentes, até as portas, trazidas separadamente. O código W115 era usado para os carros equipados com motores diesel ou de quatro cilindros, enquanto o W114 era reservado aos seis em linha a gasolina - os mais comuns dessa geração no Brasil. Eram carros médios, que faziam o papel hoje em dia reservado aos Classe C e E. Na ocasião, a gama da Mercedes era mais enxuta e havia apenas o maior Classe S (W116) acima deles.

De acordo com a publicação hermana, a montagem ficava ao cargo da fábrica de ônibus El Detalle, que produzia a 220 D na configuração cabine simples - algumas horrendas cabine duplas também foram feitas na Argentina. O mais curioso é que alguns proprietários aproveitaram para reconverter o carro ao formato sedã, algo nunca endossado pelo fabricante alemão.

O motor era sempre o OM615 2.2 diesel. Aspirado, o quatro em linha rendia apenas 61 cv e 12,8 kgfm de torque e tinha como maior vantagem a resistência e economia de combustível. O desempenho era mínimo, ainda mais quando equipada com caixa automática como o modelo disponível no Museu Mercedes-Benz, em Stuttgart, Alemanha, importado pela companhia de trens da cidade. Foram apenas 1.200 carros feitos na Argentina e a produção durou até 1975.

PICAPE 220D ERA USADA EM SERVIÇOS DIVERSOS, INCLUINDO AS AEROLÍNEAS ARGENTINAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 


Até que o estilo elegante delineado por Paul Bracq não é de todo arruinado na 220D cabine simples, que aproveitava as portas dianteiras menores do sedã quatro portas. A consultoria da encarroçadora Binz ajudou nisso. Até a linha descendente do para-lama é mantida sem a interferências da borda da caçamba. A tampa é pequena e elevada, o que permitiu manter o formato horizontal das lanternas. Até mesmo o estepe permanece no mesmo lugar reservado no W115 de passeio: à esquerda do compartimento. A capacidade de carga anunciada era de 600 kg, perfeito para muitas empresas, como foi o caso da Aerolíneas Argentinas - dê uma olhada na foto do utilitário junto com um Boeing 737-200.

A primeira picape argentina da Mercedes

A 220D argentina não foi a primeira picape feita pelo fabricante. Quando o modelo 170 V (W136) voltou a ser produzido no pós-Segunda Guerra, ele ganhou uma variante picape em 1946. E não é que esse utilitário foi feito por lá na versão 170D?

PICAPE 170D FOI A PRIMEIRA FEITA NA ARGENTINA PELA MERCEDES, AINDA EM 1952 (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Os utilitários foram montados a partir de 1952 na antiga fábrica de San Martín, onde a Mercedes fazia caminhões. A motorização ficava por conta de um quatro cilindros a diesel 1.8 com 40 cv e câmbio manual de quatro marchas. Era uma picape mais voltada para o trabalho que a sua sucessora.

 

Fonte: Revista Autoesporte

por JULIO CABRAL

 

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